terça-feira, 7 de abril de 2009

Montagem III / Desmontagem II

Mais um fim de semana que passou e mais algumas coisas ficaram feitas.
Foi um fim de semana dedicado ao motor e velocímetro uma vez que tempo não deu para mais.A cabeça era o que já se sabia... com um pouco de lixa lá dentro. Vão ser rodadas válvulas, reparadas as sedes e fazer-se um teste para ver se tem rachadelas.
A árvore de cames parece estar boa... vamos ver o que diz quem entende.
O bloco foi efectivamente rectificado, está aberto a +0.020", mas não foi há tão poucos kms como se pensava. O motor deve ter sido reparado mas apenas levou segmentos novos. Os cilindros não apresentam calo, por isso vão ser despolidos e ver se estão ou não ovalizados e o bloco facejado.A cambota não tinha bronzes riscados mas num apoio apresentava umas pintas.. se não for lá com despolidela, vai ser rectificada.
Na caixa apenas se vão ver como estão as anilhas sincronizadoras uma vez que quer rolamentos quer carretos estão bons e a caixa não apresentava qualquer sintoma. Vai morar para lá um tubo de pesca central para se poder abusar sem preocupações.

Quem abriu o motor deve de o ter feito à noite... uma vez que a corrente da distribuição aprenseta uma folga TREMENDA. Vai ser trocada por uma dupla aligeirada e possivelmete levar tensor.
No que toca a embraiagem foi trocado o retentor e o disco foi novo.
Faltou falar da bomba de óleo.. que vai ser obrigatoriamente trocada uma vez que ainda é a original e quando se tirou o bujão sairam muitas limalhas agarradas.. vou abrir para ver como está (apenas por curiosidade).

Capítulo seguinte... velocimetro!
Foi extremamente fácil limpar o velocimetro, graças à máquina de jacto de areia. Depois disto vinha a parte pior... o mostrador! Com a água que apanhou na antiga garagem a tinta estalou.. tive de arranjar outro.
Outro problema foi esta borracha que serve de encosto ao mecanismo do conta kms..mas houve dador
Agulha limpinha...
Vista traseira
E o resultado final..
Mais alguns dos intrumentos que vão para o Cardoso.. de um lado os Smiths, de outro os Speedwell que tanto adoro :)
Para finalizar... o alternador que tanto me deu trabalho a desmontar para reparar foi trocado por um novo por conselho de entendidos
As tampas trocadas para tentar manter certos pormenores
E por agora é tudo... vamos ver se o feriado de Sexta é produtivo.
Abraço,
Samuel Lima

1 comentário:

jsonline@sapo.pt disse...

Boa Noite,

Como se liga esse manómetro Speedwell? Apenas tem 2 contactos...

Obrigado,
Jorge